segunda-feira, 9 de abril de 2012

Oficinas de Teatro Abertas e Gratuitas


Foto: Alexandre Rodrigues Cigaran, 'A História da Cobra Grande'


TEATRO COMO INSTRUMENTO DE DISCUSSÃO SOCIAL NA RESTINGA


O Projeto TEATRO COMO INSTRUMENTO DE DISCUSSÃO SOCIAL da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, com o patrocínio da Petrobras, abre nova oficina de teatro na RESTINGA a partir do dia 25 de abril.
A Oficina tem a proposta de uma iniciação teatral a partir de jogos dramáticos, expressão corporal e improvisações. Se desenvolve durante todo o ano sem interrupções, visando estimular o interesse pelo teatro e a busca da descolonização corporal do artista/cidadão.
A oficina é aberta e gratuita a todos os interessados a partir dos 15 anos.

Onde: Cras Ampliado Restinga (Cecores), Av. Nilo Wulf s/º.
Quando: Quartas das 19 às 22h e aos sábados das 14 às 17h
Oficineiro: Renan Leandro
Informações: 9721 3897

O Projeto Teatro Como Instrumento de Discussão Social desenvolve atualmente Oficinas de Teatro em seis bairros de Porto Alegre.

Abrindo espaço para sensibilização e experiência do fazer teatral, apostando no teatro como instrumento de indagação e conhecimento de si mesmo e do mundo, assim como veículo de formação, informação e transformação social. Entendendo a cultura como agente formador de mentalidades com consequente influência direta na condução dos rumos da sociedade, e a atividade teatral como a mais objetiva das manifestações artísticas na reflexão do homem sobre si e sua realidade social.

A proposta de trabalho teatral segue os fundamentos principais da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo, que visa a formação de atores-cidadãos com a necessária qualificação para estar a serviço da construção de uma sociedade justa e solidária.






Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
A Tribo de Atuadores ÓiNóis Aqui Traveiz surgiu em 1978 com uma proposta de renovação radical da linguagem cênica. Durante esses anos criou uma estética pessoal, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator. Não se limitando à sala de espetáculos, desenvolveu uma linguagem própria de teatro de rua, além de trabalhos artístico-pedagógicos junto à comunidade local. Abriu um novo espaço para a pesquisa cênica - a Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, que funciona como Escola de Teatro Popular, oferecendo diversas oficinas abertas e gratuitas para a população. A organização da Tribo é baseada no trabalho coletivo, tanto na produção das atividades teatrais, como na manutenção do espaço. O Ói Nóis Aqui Traveiz segue uma evolução contínua e constitui um processo aberto para novos participantes. Para a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz o teatro é instrumento de desvelamento e análise da realidade; a sua função é social: contribuir para o conhecimento dos homens e ao aprimoramento da sua condição. Num mundo marcado pela exclusão, marginalização, pela homogeneização, pelo pensamento único, enfim, pela desumanização e pela barbárie, cada vez mais é vital e necessário denunciar a injustiça, as vendas de opinião, o autoritarismo, a mediocridade e a falta de memória. Esta é a defesa que o Ói Nóis faz: o teatro como resistência e manutenção de valores fundamentais que diferenciam uns de outros: a solidariedade, a honestidade pessoal e a liberdade. Fazendo um teatro a serviço da arte e da política, que não se enquadra nos padrões da ética e da estética de mercado. O teatro como um modo de vida e veículo de idéias: um teatro que não comenta a vida, mas participa dela!
“A arte em todas as suas modalidades tem por função básica a estruturação e o desenvolvimento da sensibilidade e do pensamento dos seres humanos.
O Teatro tem por objetivo a análise crítica e a exposição das relações inter-humanas, o que faz dele um dos mais poderosos aliados na luta permanente em favor da construção da cidadania”.



Contatos:
Renan Leandro
051 9721 3897
v_ninguem@yahoo.com.br

Tribo de Atuadores ÓiNóis Aqui Traveiz
(51) 3286 57 20 / 9999 45 70
terreira.oinois@gmail.com

3 comentários:

  1. GOSTEI É ÓTIMO A RESTINGA PRECISA DE PROJETOS QUE ENVOLVA JOVENS E ADULTOS SE DESCOBRINDO PARA UM MUNDO MELHOR ATRAVÉS DA ARTE, CULTURA .

    ResponderExcluir
  2. EU TRABALHO NA EMEI VILA NOVA RESTINGA MINHA DIRETORA FAZ TEATRO O NOME DELA É LETÍCIA BOTTARI.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucia, a Letícia fez umas oficinas com nós já!, manda um abraço pra ela, e vê se aparece lá pra conhecer a oficina! A partir do dia 25! Abraço!

    ResponderExcluir