A Restinga vai estar recebendo no mês de Abril o Projeto 'OLHA O PALHAÇO NO MEIO DA RUA' com o grupo TIA (Teatro Ideia e Ação) de Canoas, que tem circulado pelo interior e região metropolitana.
No dia 27 de Abril o grupo vai estar apresentando o Espetáculo de Teatro de Rua "Histórias de Circo Sem Lona", na Esplanada da Restinga ás 16 horas e depois tem um bate-papo com o público!
O Espetáculo
O espetáculo mostra as artimanhas de três palhaços “sem eira, nem beira”, que não têm muitos dotes e precisam encontrar uma forma de conquistar o pão de cada dia. Um palhaço apresentador (Stripulia) faz a ponte entre plateia e artistas. O palhaço (Joaquim) representa as grandes orquestras circenses. E a palhaça (Fadiga) interpreta as atrações, fazendo uma alusão aos vários artistas que se apresentam nos circos. O selvagem e destemido JJ Jonas, o misterioso mágico Catapuf, o sucessor da família Lee, Shinpatuyamazaki Lee e a chiquérrima vidente Madame Mônanmu. Os quadros são grandes números de ‘enganação’, mas que viram uma grande comunhão com o público, devido ao alto grau de simplicidade, ludicidade e, sobretudo, de cumplicidade que se estabelece.
O Bate Papo
Após as apresentações em cada cidade por onde percorrer, o Projeto “Olha o Palhaço no Meio da Rua!”, será aberto um espaço para troca de ideias, impressões e experiências com o público e com entidades colaboradoras na realização do projeto. O debate “Cultura Popular e Teatro de Rua no Brasil” tem por objetivo estreitar a relação da comunidade com uma produção cultural diversa, ampliando a reflexão sobre a produção artística e a diversidade de manifestações da identidade brasileira. Acreditamos que a participação dos agentes culturais (artista, grupo ou instituição) na realização ou difusão das atividades possa fortalecer a identidade deste com a comunidade envolvida, mobilizando novos sentimentos e percepções.
Com a realização da apresentação e debates nestas cidades, o grupo TIA reforça o seu compromisso de contribuir para o fortalecimento do público em geral, de grupos e coletivos culturais que visem à construção de um mundo mais justo, e para a consolidação de redes de apoio e trocas entres estes coletivos. Neste aspecto o trabalho que já vem sendo desenvolvido no grupo TIA une-se aos ideais, de projetos de produção e compartilhamento de conhecimentos, fomento de redes e formação de caráter articulador e mobilizador.
Projeto contemplado com Prêmio Funarte Artes na Rua 2012.
Venham todos! Convidem os Amigos e venham se divertir!
maiores informações:http://tia-teatro.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário