terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Em breve: Uma História sobre Amizade, com o Grupo Mamulengueiros da Tinga!


Uma História sobre Amizade!!!
em breve!!

Grupo "Mamulengueiros da Tinga"

Você sabe o que é um mamulengo??? É isso mesmo MA-MU-LEN-GO.
O mamulengo é um boneco.
O nome estranho vem do formato desses bonecos. O manipulador os “veste”, como uma luva. Aqui está diferença dos ventrílocos. O ventríloco é um boneco que não é ‘vestido’. O manipulador apenas coloca a mão num buraco e move a boca do boneco (às vezes os olhos também). O mamulengo geralmente não tem movimento de boca. Ele só mexe os braços, pescoço e o tronco. E para dar esse movimento o manipulador tem de ficar com a mão molenga. De mão molenga para mamulengo foi um pulo e assim surgiu o nome do boneco.
O primeiro museu brasileiro destinado aos bonecos fica em Olinda e conta a história do mamulengo.
As origens dos mamulengos.
A origem dos mamulengos está ligada à igreja e à evangelização dos índios. Os padres jezuítas, na sua tentativa de catequizar os índios precisavam explicar as passagens bíblicas. E usavam bonecos para fazer isso.
Com o tempo os moradores da colônia foram se apoderando dessa arte e hoje pode-se dizer que o mamulengo é uma expressão artística tipicamente nordestina e independente da sua origem lusitana.  Os mamulengos retratam o cotidiano do homem nordestino através das profissões, dos trejeitos, das características dos bonecos.
O Teatro de Mamulengos
O teatro de mamulengos geralmente é encenado com uma bandinha. A apresentação sempre inicia com uma dança.
Não há falas prontas no teatro de mamulengos. Cada personagem tem uma personalidade e é ela que vai moldando a história. Não é incomum os personagens interagirem com a platéia, respondendo às suas perguntas. Dá para percebem que o teatro de mamulengos tem muito de improviso, sem um roteiro fixo.
Os mamulengueiros.
O mamulengueiro é a pessoa que dá vida ao personagem. O bonequeiro é o cara que só faz o boneco. Mas o mamulengeiro é o ‘homi’ que pensa no personagem, na sua forma física, na sua história, criando a voz, os trejeitos, o personagem em si. Cada boneco tem características próprias e uma personalidade.
fonte: http://mandoumpostal.com.br/2013/11/museu-do-mamulengo-espaco-tirida/
Uma História sobre Amizade!



 



  



 







 



















Oficinandos:

Ayane Suyane
Akira
Guilherme
João
Nícolas
Alex
Délcio Júnior
Cristopher

Oficineira: Aline Ferraz
Projeto Descentralização da Cultura SMC POA 2014

Tinga Reciclagem Digital TRD


Nenhum comentário:

Postar um comentário