terça-feira, 28 de abril de 2015

“As Ginetiadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”

Na quarta 29 de abril acontece apresentação do espetáculo “As Ginetiadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles” com o Grupo TIA (Canoas) para a comunidade escolar da EMEF Nossa Senhora do Carmo, dentro da programação do Mais Cultura 2015.
Foto: Tiemy Saito

Um espetáculo de teatro, de caráter inédito na região, que resgata um Patrimônio, valoriza a brasilidade e constitui uma fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha. Para a construção dos Mamulengos foi feita a pesquisa e utilização de diversos tipos de madeiras das mais variadas regiões brasileiras como: Umulungu, Ingá, Pinus, Cedro, Canela, entre outros, além do cenário que foi todo construído em Bambu. Nos figurinos, tanto dos bonecos, quando dos atores, foi utilizado à idéia de miscigenar as vestimentas tradicionais gaúchas com o folclore nordestino e suas chitas bem vistosas e coloridas.
A dramaturgia inédita valoriza os aspectos sociais dos personagens típicos gauchescos, além de identificar alguns dos personagens nordestinos, mas tem a sua base nas lendas e causos do sul.
A trilha sonora é executada ao vivo e tem como referência a musicalidade gaúcha tradicionalista e missioneira. A ficha técnica ainda conta com a participação de artistas das diversas regiões do país.
Nesta história são relatadas as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar pro sul do sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na Estância de Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam pra outras aventuras, tem assombração, Cobra Grande, Diabo, muito suspense, humor e claro uma pitada de romance, que é pra arrancar um friozinho na barriga.

“De simples objeto escultural, sem vida, estático, o boneco, quando o Mamulengueiro o leva à cena, transforma-se por completo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário